Como posso te ajudar?
Acredito que o maior desafio do empreendedor do século XXI, não é o de construir um negócio única e exclusivamente escalável, mas sim um modelo de negócio que seja escalável, competitivo e global ao mesmo tempo. E entendo que neste aspecto eu posso lhe ajudar:
Meu objetivo é auxiliar você, enquanto empreendedor a primeiro trabalhar o seu mindset, entendendo o seu negócio de um ponto de vista global e não local.
Além disso, você será capaz de compreender como e de que maneira a adoção, implementação e utilização das ferramentas de internacionalização e de competitividade global podem contribuir para a construção de um planejamento estratégico e uma modelagem de negócios vencedora.
Através do meu trabalho você também será capaz de estar na vanguarda e a se antecipar aos desafios impostos pelo dia a dia do negócio, tomando decisões estratégicas como o melhor momento para desenvolver um programa de inovação, para a diversificação de seu modelo de negócio, para uma a construção de uma eventual parceria estratégica, a identificação de potenciais mercados no exterior e a melhor estratégia de lançamento, atuação e tração a nível internacional, bem como qualquer outra atividade que envolva a parte de inteligência de mercado e a conexão com ecossistemas globais.
Minhas experiências
Olá mentorando tudo bem? Fui desafiado pela eMentor a compartilhar com você (meu futuro mentorando) um pouco sobre as minhas experiências. A ideia é descrever o porquê a minha trajetória profissional até aqui, me qualifica para a posição de mentor e poque não, de possível conselheiro para lhe auxiliar a alcançar o próximo nível do seu negócio. Bom, vamos lá?
Eu sou o Wellington, Economista, Bacharel em Direito e um empreendedor serial brasileiro, com diversos cursos voltados à regulação do direito do mercado financeiro e de capitais, em comercio exterior (gerenciamento de produtos tangíveis e intangíveis) e em relações internacionais.
Nos últimos anos 15 anos dediquei parte de meu tempo trabalhando como consultor, assessorando governos, empresas, startups e scaleups estrangeiras interessadas em investir no Brasil, bem como startups e scaleups brasileiras a acessarem mercados globais.
Além disso fui responsável por criar e estruturar a Mango Ventures (a primeira venture builder brasileira especializada em projetos de internacionalização para startups e Scale-Ups) onde atua como head responsável pela área de internacionalização e alianças estratégicas globais. Através da Mango Ventures tem liderado projetos e iniciativas em parceria com diferentes instituições como BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, Business France, ProChile, Ministério da Economia de Dubai, MATRADE-Malásia, IE Singapore, dentre outros.
Minha atuação com questões globais me levou a ser convidado para integrar o board de uma série de organizações de renome no Brasil como: Head do comitê de internacionalização na Associação brasileira de startups; Integrante do Conselho Superior de Relações internacionais, do Conselho Superior de Economia e Política, bem como do Conselho Superior de Economia Digital na Federação do Comércio em São Paulo, Brazil.
Recentemente à convite do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil passei a integrar dois grupos de trabalho, qual seja: O grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento da “Estratégia Brasileira de Transformação Digital (E-Digital)”, e o grupo de trabalho responsável pelo desenvolvimento da “Estratégia Brasileira de Inteligência Artificial (EBIA)”.
Também atuo como research fellow do:
- Lawgorithm: uma associação de Pesquisa em Inteligência Artificial e Direito, fundada por professores das faculdades de direito, engenharia, matemática e filosofia da Universidade de São Paulo, onde desenvolvo uma pesquisa sobre AI maturity in the Public sector;
- CAIDP (The Center for AI and Digital Policy) - O Center for AI and Digital Policy visa garantir que a inteligência artificial e as políticas digitais promovam uma sociedade melhor, mais justa, justa e responsável – um mundo onde a tecnologia promove ampla inclusão social baseada em direitos fundamentais, instituições democráticas e regras da lei.
Acredito que minhas atuações contribuíram para que ao longo dos anos pudesse adquirir algumas experiencias (trabalho em equipe, trabalho sobre pressão, comunicação com parceiros/stakeholders, adaptação a novas metodologias de trabalho, adaptação de rotina, organização de tempo, etc) e feeling, experiencias estas à qual julgo serem extremamente importantes para lhe ajudar na dua jornada empreendedora, isto porque entendo muito bem que certas aprendizados não podem ser adquiridos única e exclusivamente na academia e/ou lendo um livro, mas colocando-se a mão na massa e mitigando riscos (tomando muitas decisões erradas) voltando, corrigindo e refazendo novamente.