Atuo no mercado de inovação há 10 anos em diferentes papeis: empreendendo, como sócio e COO da Startup Farm, como intraempreendedor, implantando as operações da Singularity University no Brasil e desenvolvendo o hub Learning Village dentro da HSM, e como consultor de inovação, implementando programas de inovação em dezenas de empresas. Dessa forma, tive a oportunidade de atuar em várias frentes do ecossistema de inovação, tendo uma visão ampla de metodologias e formatos para validação de novos modelos de negócio, implantação de cultura de inovação e conexão com startups.
Antes de atuar neste mercado, fui consultor de gestão na Falconi por 9 anos, onde tive a oportunidade de atuar nas diversas frentes de um sistema de gestão (receitas, despesas, estratégia, estrutura, processos, rotina) em empresas de diversos portes e mercados, no Brasil e no exterior.
Alvaro Machado é COO do Learning Village, ecossistema de inovação e tecnologia com foco em educação e desenvolvimento de pessoas, fundado pela HSM e SU Brazil. Desde 2019 como Diretor da HSM, foi um dos responsáveis pela estruturação e operacionalização da SingularityU Brazil e do Learning Village.
Foi sócio da Startup Farm, a mais experiente aceleradora de startups da América Latina, onde atuou entre 2015 e 2019 como Diretor de Operações, sendo responsável pela coordenação do programa de aceleração, por onde passaram mais de 300 startups, e pelo desenvolvimento e implantação de projetos de inovação em grandes empresas, para geração de negócios com startups e transformação cultural. Entre os projetos realizados destacam-se clientes como Visa, Falconi, Banco do Brasil, Oi Futuro, Centauro e RTM.
Além disso, é mentor de startups e palestrante em diversos programas, como SP Stars, Sebrae, Campus Party, CASE, Path, HSM+, Mangue.Bit, entre outros.
Formado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ e MBA em Finanças, atuou durante 9 anos na Falconi Consultores de Resultado, maior consultoria de gestão do país, auxiliando empresas a melhorar seus resultados através da utilização do método PDCA. Durante este período, teve a oportunidade de coordenar e liderar projetos em empresas públicas e privadas, como ArcelorMittal (França), Arezzo&Co, Light, TV Globo, Embelleze e Governo do Estado do Rio de Janeiro.